sexta-feira, 3 de junho de 2011


Reflexão


 CP2

Na disciplina de Cidadania e Profissionalidade, foram vários os temas que estudamos integrados no módulo “Liberdade e Responsabilidade Democráticas” e no DR3 “Democracia representativa e participada”. Estudamos a repartição do poder político em Portugal, analisamos como está organizado o nosso sistema político, as competências do Governo, as funções da Assembleia da República, os poderes e as competências da Presidência da República.

Aprendemos ainda como nascem as Leis e o caminho que percorrem até serem publicadas, a administração da justiça e a forma como esta é constituída por várias categorias de tribunais, cada um com a sua estrutura e regime próprios. Vimos também quem defende a legalidade democrática, os órgãos de poder central e poder local, entre outros assuntos de bastante interesse.

Para além da organização do poder central e local em Portugal Continental, pesquisamos ainda sobre os Governos Regionais. Em todos estes trabalhos consultamos a Constituição da República Portuguesa, que é um tratado fundamental para a regulamentação das Leis portuguesas.

Os assuntos tratados levaram-me a reflectir sobre a importância de todos exercermos o nosso direito e dever de votar, seja nas eleições para os órgãos de poder do território português, seja nas eleições para o Parlamento Europeu.

Todos os assuntos abordados foram e são de bastante interesse e foram uma mais-valia para aprofundar os meus conhecimentos.
CP1



Reflexão
 



Na disciplina de Cidadania e Profissionalidade 1, foram vários os temas que estudamos integrados no módulo “Liberdade e Responsabilidade Democráticas”.

Estudamos o conceito e o exercício da liberdade pessoal em democracia, os direitos e deveres de cada cidadão na sociedade. Neste sentido realizamos uma ficha de trabalho sobre o filme “John Q”. Retrata a vida de um pai desesperado que, para salvar o seu filho, age contra o sistema democrático e a liberdade dos outros.

         Realizamos um estudo e trabalho sobre o 25 de Abril onde fiquei a saber quem foram os protagonistas da historia, o antes e o depois da revolução e como tudo aconteceu naquele grande dia para Portugal e para todos nós.

A propósito ainda do conceito de liberdade, recuamos à Idade Média e estudamos os métodos de tortura usados pela inquisição. O que era, o que fazia, as praticas cruéis que usava contra quem não aceitava ou pensava de maneira diferente. Foi um estudo que me despertou bastante interesse pois tinha pouco conhecimento sobre o assunto e gostei de o realizar.

Estudamos ainda o código do trabalho de 2009, onde estão todos os direitos e deveres do trabalhador. Aprendemos a consultar e a procurar os artigos relativos a vários temas e foi um tema bastante interessante e útil para todos nós.

Todos os assuntos abordados foram interessantes e foram uma mais-valia para aprofundar os meus conhecimentos e cultura geral.
Reflexão
 

“Mostra2011”




No dia 28 e 29 de Abril de 2011 realizou-se nas novas instalações da Escola Secundaria Tomaz  Pelayo, a “Mostra2011”  onde foram exibidas várias actividades e trabalhos realizados por todas as turmas da escola.

A nossa turma de Contabilidade, através de uma ideia do professor, resolveu criar uma empresa de fazer cerveja.

Em todas as disciplinas realizamos trabalhos referentes à cerveja, a sua história, as consequências do álcool na saúde, o processo de fazer a cerveja, a criação da empresa, o panfleto e o slogan de publicidade que foi realizado na disciplina de CLC.

A exposição foi um sucesso, toda a gente perguntava sobre a bebida e queria provar a nossa cerveja. Podemos dizer que a publicidade boca a boca aqui funcionou muito bem.

Na sala de exposição estava também a turma de Electrotecnia que aproveitando a ideia, fez uma máquina de engarrafar a cerveja que nos deixou bastante admirados.  


Após visitar as salas expostas, fomos para o parque exterior onde realizámos um grande convívio para todos os alunos e professores oferecido pela turma de Contabilidade, com chouriça assada, presunto, pão, batatas fritas, amendoins e claro a CERVEJA EFALAIO que penso eu, foi do agrado de toda gente.

Em suma foi uma actividade que nos enriqueceu bastante permitindo-nos aumentar os nossos conhecimentos e que se revelou um grande sucesso.
Reflexão


Inglês



No segundo e último ano de aulas de Inglês, estudei vários temas e áreas de bastante interesse para uso pessoal e profissional. É, sem duvida, uma das línguas mais importantes que todos (muito ou pouco) deveríamos falar.

Estudei como fazer a minha apresentação pessoal, a minha descrição e a descrever os outros, os números, as horas, os dias, os meses e as estações do ano, como falar com outras pessoas, desde cumprimentar, a pedir algo, a conviver, etc.

Fiz a tradução de um texto de inglês para português, onde fiquei a conhecer mais a tradição do Halloween nos Estados Unidos da América, o que significa, como surgiu, as actividades ligadas à data e como se celebra pelo mundo fora.

Estudei os termos em inglês sobre a família e amigos onde elaborei a minha árvore genealógica, escrevi um texto sobre a minha família e sobre a minha rotina diária.

Um trabalho que me agradou foi ouvir a música de natal “All I Want For Christmas is You” de Mariah Carey onde tive que preencher os espaços em branco com as palavras que faltavam e aprendi em inglês palavras associadas à época.

Realizei um manual de instruções de como fazer cerveja para a “Mostra 2011” que me deu muito trabalho a fazer mas foi bastante interessante e estimulante.

A nível de temas gramaticais estudámos várias preposições e verbos.

Quanto à Formadora considero que explica bem e esteve sempre presente e disponível para ajudar, isto para que por parte dos formandos não ficassem dúvidas quanto ao que explicava e também relativamente às actividades solicitadas.

Para finalizar tenho que dizer que gostei das aulas de inglês e tenho pena que já tenha terminado a disciplina pois é uma língua que ainda tem muito para nos ensinar.