Reflexão
Na disciplina de Cidadania e Profissionalidade, foram vários os temas que estudamos integrados no módulo “Liberdade e Responsabilidade Democráticas” e no DR3 “Democracia representativa e participada”. Estudamos a repartição do poder político em Portugal, analisamos como está organizado o nosso sistema político, as competências do Governo, as funções da Assembleia da República, os poderes e as competências da Presidência da República.
Aprendemos ainda como nascem as Leis e o caminho que percorrem até serem publicadas, a administração da justiça e a forma como esta é constituída por várias categorias de tribunais, cada um com a sua estrutura e regime próprios. Vimos também quem defende a legalidade democrática, os órgãos de poder central e poder local, entre outros assuntos de bastante interesse.
Para além da organização do poder central e local em Portugal Continental, pesquisamos ainda sobre os Governos Regionais. Em todos estes trabalhos consultamos a Constituição da República Portuguesa, que é um tratado fundamental para a regulamentação das Leis portuguesas.
Os assuntos tratados levaram-me a reflectir sobre a importância de todos exercermos o nosso direito e dever de votar, seja nas eleições para os órgãos de poder do território português, seja nas eleições para o Parlamento Europeu.
Todos os assuntos abordados foram e são de bastante interesse e foram uma mais-valia para aprofundar os meus conhecimentos.