quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As aprendizagens ao Longo da Minha Vida

                  INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de C. L. C., foi-me proposto fazer um trabalho sobre as aprendizagens não formais e informais que adquiri ao longo da minha vida.
Para tal, elaborei este trabalho, com o qual pretendo atingir os objectivos pedidos.

AS MINHAS APRENDIZAGENS

Aprendizagem não formal:

Como aprendizagem não formal adquiri experiência através do ensino católico na catequese, na vida militar onde aprendi como lidar com armas mas sobretudo a crescer como pessoa.
Trabalho desde os 14 anos, comecei por trabalhar num super-mercado durante um ano, trabalhei durante 19 anos numa empresa têxtil onde aprendi a fazer várias tarefas (desde fazer cargas em camiões TIR como auxiliar de expedição a escolher, medir, pesar uma peça de felpo para saber a sua gramagem e enviar para o cliente como assistente de chefe de secção de amostras) mas infelizmente a empresa abriu falência, trabalhei durante seis meses num hipermercado onde aprendi que cada corredor tem um nome, por exemplo onde estão as bolachas é o corredor dos frescos (tem tudo a ver) e neste momento trabalho na área da metalúrgica automóvel onde fabrico peças metálicas numa máquina de soldadura.
Trabalho numa área completamente oposta ao que sempre trabalhei mas é como diz o ditado “ A necessidade aguça o engenho”.
            Trabalho também numa superfície comercial (café) que é dos meus pais onde ajudo principalmente ao fim de semana. 


Aprendizagem informal:

         A aprendizagem informal acompanha de forma natural a vida das pessoas e acontece nas actividades que nos surgem no dia-a-dia e ao longo da vida.
         Aprendi a resolver os problemas que me foram aparecendo, a melhorar a forma de executar as tarefas que me eram atribuídas nos trabalhos por onde passei.
        Aprendi a andar de motociclo sem saber andar de bicicleta, ajudava nas tarefas de casa, partilhava e participava nas brincadeiras com os meus amigos, ajudava nas actividades sociais da minha aldeia (festas, cortejos, peditórios). Partilhei e partilho a minha experiência, conhecimento e formação profissional com os colegas com quem trabalho, tentando sempre descobrir novas formas de fazer os trabalhos com mais qualidade e segurança.
 Todos os dias se aprende ao ler os jornais e revistas, a conversar com outras pessoas, a navegar na internet, a ver televisão a ouvir rádio mas a maior aprendizagem informal que posso receber é dentro do seio familiar pois a família é o principal pilar do começo, desenvolvimento e fim de toda a minha formação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário